Como o Marketing Digital pode revolucionar sua empresa

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Como o Marketing Digital pode revolucionar sua empresa

É fato: vivemos na era do marketing digital. Isso se faz perceptível pela quantidade de marcas que anunciam nas redes sociais, na quantidade de e-commerces que estão aparecendo nas buscas do Google e até mesmo na quantidade de e-mails que recebemos com ofertas imperdíveis.

Isso acontece por um motivo básico: as empresas estão, cada vez mais, investindo no marketing digital como forma de atrair novos clientes e fidelizar antigos. Mas o que é marketing digital?

O marketing digital é considerado o marketing 2.0 pelo guru da área, Philip Kotler. Ele prevê as necessidades dos internautas e chega a eles de maneira mais rápida e econômica do que fazem os meios de publicidade convencionais. E, em um meio tão propenso aos conteúdos e informações, é mais do que necessário estar presente no mundo da web.

As vantagens do marketing digital para o seu negócio

Atualmente, as pessoas estão conectadas on-line de uma forma muito expressiva. Basta olhar ao redor enquanto anda pela rua – o que você verá é um monte de gente interagindo pelo celular. Por isso, mais do que nunca, essas pessoas procuram por conteúdos relevantes tanto no Facebook, Instagram, Twitter e outros sites, quanto no próprio Google. E sabe o que isso tem a ver com o seu negócio? Tudo.

Imagine que sua TV tenha estragado e você precise de alguém para consertá-la. Qual a primeira coisa que você faria? Se você pensou “procuraria um serviço de consertos em um site de buscas”, pensou certo. Diariamente, muita gente procura por um serviço ou produto on-line e quer encontrar um conteúdo relevante em relação a ele. Por isso, é muito importante marcar presença na rede de buscas. É como dizem por aí: se sua marca não está no Google, ela não existe.

Além disso, existem também as pessoas que não exatamente procuram pelo seu serviço, mas que possuem certo interesse e são clientes em potencial. Se seu negócio consegue chegar a elas de maneira sutil, apresentando conteúdo relevante (e não um anúncio pipocando na tela), as chances de consumirem seu produto ou serviço são muito grandes.

São muitas as vantagens de se investir em marketing digital:

Aproximação dos clientes: com todos os conteúdos e todas as formas de entrar em contato com o público-alvo on-line, a marca consegue se aproximar dos clientes, criando fidelidade e simpatia.

Aumento das vendas: as vendas são o maior objetivo de qualquer empresa. Com o planejamento do marketing digital, o público é acompanhado desde o início do processo de compra até o final. Ou seja, as chances de não haver nenhum resultado são reduzidas.

Personalização e segmentação: dentre todas as milhões de pessoas on-line, é preciso atingir exatamente o seu público-alvo com conteúdo relevante. Por isso, o marketing digital oferece a possibilidade de encontrar as pessoas certas através de segmentação, entregando a elas um material rico e acompanhando-as em toda a jornada de compra. E isso pode acontecer em vários canais diferentes: no site, blog, redes sociais, e-mail…

Redução de custos: mídias tradicionais, como TV ou rádio, costumam ser muito caras. Em compensação, na internet, é possível criar ações de marketing com um preço acessível a qualquer empresa – tudo depende de um bom planejamento de campanha.

Retorno visível e redução de erros: o marketing digital oferece métricas que mostram exatamente o quanto a empresa cresceu e lucrou com o investimento on-line. O controle das campanhas é grande, sendo assim mais fácil coletar dados, melhorar as ações feitas e corrigir o que não está sendo eficaz.

Como é feito o marketing digital?

O marketing digital pode ser feito de várias formas diferentes, e o uso de cada estratégia vai depender da necessidade da empresa e de um planejamento correto.

Os primeiros passos para que isso aconteça de forma eficaz são a pesquisa de mercado, a definição das personas (ou seja, das pessoas que representam o público-alvo) e quanto se quer gastar em campanhas on-line. Depois, é preciso analisar quais tipos de ação são interessantes para o caso em específico. Alguns dos principais são:

E-mail Marketing: com uma lista de e-mails coletada, seja por links patrocinados do Google que direcionam a uma Landing Page ou ao site, por Redes Sociais ou por outro tipo de cadastro, uma marca pode fazer muito. Um dos principais meios de se entregar conteúdo relevante na internet é por e-mail e, consequentemente, é uma das mais eficazes formas de fidelizar o público.

Google Ads / Links Patrocinados: aumentar os cliques no site de uma marca nos sites de busca é muito importante para que ela se torne conhecida. Por isso, investir em Links Patrocinados é investir no marketing digital e nas vendas da sua empresa.

Inbound Marketing: o Inbound Marketing (ou Funil de Vendas) é uma técnica que faz com que o público-alvo se identifique com uma marca através do conteúdo, gerando o interesse e aumentando o desejo de compra do produto ou serviço. É uma técnica nova, mais barata e mais precisa que o marketing convencional e está revolucionando as vendas de grandes empresas.

SEO (Search Engine Optimization): o SEO é uma estratégia usada para que o seu site seja melhor reconhecido pelas buscas orgânicas (não pagas) de sites de busca. Isso pode ser feito através de um conteúdo bem planejado com palavras-chave eficazes. Quanto mais próximo do topo da lista, maiores as chances de um internauta clicar no seu site e, assim, efetuar uma compra.

Social Media: as Redes Sociais são um ótimo lugar de engajamento e interação com o público-alvo. Por isso, o marketing de Social Media é o mais básico entre todas as estratégias de marketing digital.

Deu para ver que o marketing digital pode fazer muito pelo seu negócio. Por isso, é muito importante, nos dias de hoje, pensar em como utilizá-lo eficientemente para fazer uma marca vender mais no mundo on-line. Se quiser saber como introduzir seu produto ou serviço nas estratégias digitais, entre em contato conosco que podemos te dar uma forcinha. Que tal?

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