Marketing de Emboscada: usando o Pokémon Go para atrair mais clientes

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Marketing de Emboscada: usando o Pokémon Go para atrair mais clientes

É fato que, cada vez mais, as marcas querem se aproveitar de oportunidades férteis de negócio para poderem crescer, se desenvolver e se tornar mais conhecidas pelo público. Existem várias técnicas para que isso aconteça, como a produção de conteúdo em blogs e redes sociais, as estratégias off-line e agora, mais do que nunca, o uso do Marketing de Emboscada.

O Marketing de Emboscada é uma estratégia usada por empresas, onde elas se aproveitam de grandes eventos para se promoverem, mas de forma sutil e sem precisar de autorização dos realizadores para realização do planejamento. Um grande exemplo de onde isso acontece são as Olimpíadas, que, embora só permitam o uso da marca para as companhias detentoras de direito, acabam sendo um meio fértil para criar ações interessantes que envolvam os jogos esportivos, mas é importante ter o cuidado de não violar as regras do Comitê Olímpico Internacional. Não é fácil, mas com planejamento e criatividade, é possível pensar em oportunidades de negócios que o evento pode oferecer.

Outro exemplo grandioso é o jogo Pokémon Go, lançado no Brasil recentemente e que já faz a cabeça de milhares de pessoas. O aplicativo se tornou um viral no nosso país e no mundo inteiro, simplesmente pelo fato de o jogador poder sair pela cidade caçando Pokémons através da interatividade com o GPS e com a câmera do celular.

Por isso, a pergunta que fica é: o que realmente é o Marketing de Emboscada e como usá-lo no caso da febre do Pokémon Go?

Caracterização do Marketing de Emboscada

Como já dito, o Marketing de Emboscada serve como uma tentativa de ganhar vantagem a partir de eventos extremamente conhecidos pelo público, mas as marcas têm que ter muito cuidado para não infringir a lei. Dentro dele, existem dois tipos de estratégia que são punidos pela lei: associação e intrusão.

Por associação: acontece quando uma marca, produto ou serviço se associa ao um evento conhecido pelo público, tentando aumentar as vendas e a visibilidade. A pena para uma ação deste porte é de três meses a um ano de multa.

Por intrusão: acontece quando uma marca não autorizada planeja uma estratégia que chama a atenção do público no momento do evento, tentando aumentar sua visibilidade. A pena para uma ação deste porte é de três meses a um ano de multa.

Como visto, o Marketing de Emboscada pode se tornar um crime se planejado da forma incorreta. Por isso, ao se aproveitar de um evento de grande porte ou um conteúdo viral, tome cuidado para que sua estratégia não seja barrada pela lei!

Como usar o Marketing de Emboscada com o Pokémon Go?

O Pokémon Go proporciona infinitas possibilidades para as marcas poderem utilizar o Marketing de Emboscada se promover e aumentar a visibilidade, e isso acontece por vários motivos. Alguns deles são: público explorando a cidade com mais frequência, o que pode ser ótimo para o seu estabelecimento, por exemplo. Além disso, o app também promove o encontro de muitas pessoas em um mesmo local, seja para recarregar itens do jogo ou para capturar Pokémons raros, o que também pode ser uma oportunidade interessante para o seu negócio. O aplicativo, portanto, ajuda a fazer as pessoas saírem de casa, socializarem e descobrirem a cidade, ou seja, tudo que você queria que seu público-alvo fizesse, certo?

Para que o Marketing de Emboscada seja usado neste caso, é importante saber atrair o público da forma mais criativa. Algumas ideias interessantes:

Planeje corretamente as estratégias! Faça uma pesquisa prévia e veja se o local em que está localizado o seu negócio é bem frequentado pelos jogadores. Se ele estiver perto de um PokéStop, por exemplo, é um claro sinal de quem você está no caminho certo.

– Sabendo do potencial do seu estabelecimento, dê dicas nas redes sociais sobre Pokémons que se localizam na sua região (se forem raros, melhor ainda!) e até mesmo dentro da sua loja. Isca perfeita para gerar vendas, não?

– Porém, não adianta atrair o público sem oferecer algum diferencial, certo? Faça ofertas chamativas e ofereça serviços gratuitos. Que tal um brinde para aqueles que conseguirem encontrar um certo Pokémon na sua loja ou uma quantidade estipulada deles na sua região? Ou ainda, que tal oferecer recarga de bateria ou Wi-Fi para os jogadores? Assim, com certeza, eles não sairão de mãos abanando da sua loja.

Utilize as iscas para atrair o público! Dentro do jogo, existem técnicas chamadas de “Pokelure” e “Incense” que os jogadores utilizam para atrair Pokémons para o local em que estão. Isso é ótimo para atrair clientes! Além disso, os desenvolvedores do aplicativo já anunciaram que as marcas poderão, em um futuro próximo, patrocinar uma localização específica, aumentando a visibilidade.

Viu? As possibilidades de ações de Marketing de Emboscada envolvendo o Pokémon Go são infinitas, basta pensar um pouco e desenvolver estratégias que se encaixam ao perfil do seu público. Então, que tal investir nessa ideia?

Gosta de Marketing Digital? Então, leia mais artigos como este em nosso blog!

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