O que é Vendarketing e quais os benefícios para o meu negócio?

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O que é Vendarketing e quais os benefícios para o meu negócio?

Todo mundo sabe que o marketing possui um leque de ramificações e que ele pode estar presente em várias áreas diferentes, seja na comunicação interna ou externa de uma empresa ou na área de vendas, como é o caso do chamado Vendarketing. Mas espere aí… O que significa isso?

O Vendarketing é uma área do marketing que surgiu recentemente, de forma a alinhar esta área à área de vendas, gerando workflow e, assim, deixando a equipe mais preparada para fechar negócio.

O termo pode até gerar confusão, mas fique tranquilo! Neste texto, você vai entender o que é esta estratégia e como ele pode ajudar no crescimento das vendas da sua empresa.

O que é Vendarketing?

Em muitas empresas (até mesmo aquelas de bastante sucesso dentro do seu mercado), é comum ver a desconexão entre os setores de marketing e vendas. Este é um problema mais comum do que se pensa: enquanto a equipe de vendas se concentra em fechar negócios, o marketing quer fazer a prospecção.

E essa prospecção do marketing é essencial para a geração de novos clientes, já que, através de suas estratégias, são coletados leads bastante qualificados, ou seja, pessoas que realmente estão interessadas em comprar e estão a um passo disso. Por isso, pode-se dizer que ambas as áreas possuem, no final das contas, o mesmo objetivo, que é o de gerar vendas. Porém, o marketing em si é muito mais eficiente neste caso, já que seu processo de venda é mais qualificado.

E é assim que nasce o Vendarketing: da fusão entre a área de vendas e marketing, otimizando o processo de prospecção e otimizando o tempo necessário para isso, bem como o dinheiro gasto. Uma das melhores formas de fazer isso é através do Marketing Digital, principalmente pelo Inbound Marketing, processo em que pessoas desconhecidas são atraídas por uma marca através de seu conteúdo, de forma que ela se torne um lead e feche negócio, gerando, assim, vendas para a empresa. Para que ele possa ser usado, é necessário planejar a jornada de compra do cliente, criar corretamente as personas, ter KPIs definidos e um processo muito bem criado.

Por que devo usar a estratégia de Vendarketing na minha empresa?

Comecemos por uma frase óbvia: o objetivo de qualquer empresa é gerar lucro através de vendas. Porém, é muito complicado quando as ações de marketing, publicidade e afins não geram retornos mensuráveis, ficando difícil saber se as ações que estão sendo colocadas em prática são, de fato, eficazes.

Um grande benefício do uso do Vendarketing é, definitivamente, que, com ele, você poderá calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) de forma muito mais palpável. Caso não saiba o que é ROI, leia nosso artigo que explica o cálculo aqui.

A área de marketing e a área de vendas, juntas, podem unir forças e dialogar muito melhor, tornando os processos algo mais rápido e mais eficaz. Esta estratégia tem a habilidade de captar clientes da melhor forma, já que transforma ambas as áreas em algo bem estruturado, alinhando os objetivos e interesses e aumentando a receita do negócio.

Como fazer o Vendarketing acontecer na minha empresa?

Agora que sabemos que o Vendarketing é uma estratégia incrível para qualquer empresa, é preciso descobrir o que fazer para que estas áreas estejam alinhadas o suficiente e se tornem algo sólido. O primeiro passo é desenvolver as técnicas de comunicação entre os times, alinhando as ideias, além de definir as métricas importantes, criando metas de negócio, de criar um acordo de serviço e de integrar os sistemas utilizados por ambas as áreas.

Comunicação entre as equipes: muitas vezes, as equipes de uma empresa são tão desconexas que uma não faz ideia de qual a função da outra. Porém, no Vendarketing, todas elas se comunicam, visando as vendas, o lucro e o crescimento da empresa. Desta forma, unem-se os números e estatísticas de vendas com as estratégias de captação de leads através de um workflow, ou seja, da transferência de um lead qualificado para a área de vendas, de forma a fechar negócio.

Métricas indicadoras de resultados: não adianta nada planejar estratégias de marketing e ações de vendas se, no final de tudo, não existirem métricas capazes de indicar a quantas anda a performance da equipe. Todos os integrantes precisam ter objetivos e metas claras, para que possam ser alcançadas e, se isso não for possível, para que seja fácil identificar o que pode ser aperfeiçoado. As métricas vão mostrar exatamente quais estão sendo os resultados de todas as ações para os lucros da empresa, e algumas das mais importantes são os leads gerados, o custo por lead, a taxa de conversão (quantos leads fecharam negócio) e o custo de aquisição por cliente. Ao final de tudo, é muito importante gerar um relatório (que normalmente é mensal) para analisar estes resultados.

Sistemas integrados: é muito importante que os times de vendas e marketing utilizem um software integrado, de forma que facilite o acesso de todos os integrantes da equipe às informações. Dentro do sistema, é fácil ver toda a jornada do lead e o que foi feito em relação a ele, por exemplo. Isso vai ajudar bastante na conexão entre as duas áreas!

O Vendarketing, como visto, pode fazer muito pelo seu negócio, ajudando a integrar duas áreas de extrema força e importância em uma empresa em prol de seu crescimento. Se quiser saber como introduzir seu produto ou serviço nas estratégias digitais, entre em contato conosco que podemos te dar uma forcinha. Que tal?

 

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