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Retorno de investimento em marketing digital: o cálculo de ROI

O marketing digital é uma estratégia nova no mercado que está tomando seu espaço por ser mais barata e mais eficaz que um planejamento de marketing convencional off-line. E isso acontece por uma série de fatores que você pode conhecer aqui.

Como todos sabem, o marketing digital não é apenas planejamento, mas também mensuração de resultados. Sendo assim, ele também possui uma forte qualidade que é, talvez, a maior de todas da lista: o retorno de investimento em marketing digital. O retorno das ações é muito mais palpável e objetivo do que o do marketing convencional, e ele se dá através do cálculo de ROI, uma métrica muito comumente usada para avaliar os retornos do planejamento e das ações on-line.

Retorno de investimento em marketing digital: o que é ROI?

O ROI, Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento, é uma métrica usada para analisar o retorno de investimento em marketing digital. Ou seja, ele nada mais é que um cálculo do lucro de cada ação de marketing on-line realizada por cada real investido.

É uma das métricas mais utilizadas no marketing digital para analisar se as ações estão realmente sendo bem sucedidas e, assim, ver o que deve ser feito para melhorar e quais ações podem ser aperfeiçoadas. Dessa forma, o planejamento se torna muito mais certeiro, evitando que a empresa gaste dinheiro desnecessário e fazendo com que ela foque nas estratégias corretas.

Um exemplo bom de retorno de investimento em marketing digital é o caso do Google Analytics, serviço gratuito do Google capaz de apresentar estatísticas de visitação de um site, como a localização geográfica do visitante, como ele chegou à página, seu sistema operacional e o navegador usados, entre outras informações importantes. O Google Analytics é capaz de mostrar cada investimento feito e o seu retorno, diferente das mídias off-line – esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital. Portanto, não existe investimento caro, mas sim investimento inapropriado, que acaba não dando retorno algum.

Retorno de investimento em marketing digital: como se faz o cálculo de ROI?

O cálculo do ROI nada mais é que o cálculo do valor que foi investido e o que foi gerado através deste em vendas, ou seja, o retorno de investimento em marketing digital que a empresa teve através de um bom posicionamento nos sites de busca, chegando, assim, ao público-alvo de maneira eficaz e, por fim, vendendo o produto ou serviço.

Para calcular corretamente o retorno sobre investimento, é preciso saber o valor do investimento inicial e os ganhos obtidos.

Valor do investimento inicial: o valor do investimento inicial são todos os gastos que a empresa teve para que a ação de marketing digital pudesse ser realizada. Isso inclui os gastos com a agência de marketing, os valores das ferramentas, os valores das ações, entre outros custos que possam vir a existir.

Ganhos obtidos: os ganhos obtidos representam o retorno de investimento em marketing digital, ou seja, os lucros finais da ação feita no marketing digital através das vendas concretizadas.

 

Com esses números em mãos, é só fazer o cálculo abaixo:

O valor obtido será o retorno que suas ações de marketing estão tendo na internet. Mas o que deve ser feito com esse número?

Retorno de investimento em marketing digital: como analisar os resultados?

Tudo bem, você conseguiu um resultado no cálculo do ROI e chegou até aqui. Mas o que exatamente significa o resultado das contas?

O resultado obtido pelo cálculo representa quantas vezes a sua empresa lucrou a partir do dinheiro investido. Se o resultado do ROI for 5, por exemplo, quer dizer que o lucro obtido é cinco vezes maior que o valor investido.

Dessa forma, é possível saber exatamente qual é o retorno de investimento em marketing digital, ou seja, quais são os resultados das ações que estão sendo feitas. Assim, fica fácil saber o que deve ser feito para melhorar, o que deve continuar do jeito que está e o que deve ser descartado por estar dando prejuízo.

Retorno de investimento em marketing digital: ROI para empresas que não possuem e-commerce

Não é só no marketing digital que dá para mensurar os retornos de investimento – esse tipo de métrica também pode ser feita em empresas que não possuem e-commerce. Mas como isso acontece?

Para que os resultados de uma empresa off-line possam ser medidos, é preciso ficar atento aos contatos que chegam por telefone, e-mail ou de qualquer outra forma. Então, a empresa recebe uma mensagem de um cliente e, assim, deve ser feita uma breve pesquisa que tem como objetivo descobrir de que forma a pessoa em questão encontrou o produto ou serviço.

Através dessas respostas, dá para saber de onde ela veio e, assim, através de uma planilha, serem analisados todos os contatos e qual foi a conversão em vendas. Com todos esses dados, é possível fazer o cálculo de ROI, saber o valor investido e também o lucro gerado em vendas.

Portanto, é muito importante que a empresa faça:

> Uma pesquisa dos e-mails e telefonemas que recebeu;

> A análise de onde os clientes vieram (seja de redes sociais, Google AdWords ou busca orgânica);

> O cálculo de quantos desses fecharam vendas e converteram;

> A análise do quanto foi investido e de quanto foi gerado em vendas.

Dessa forma, fica fácil saber quais foram os resultados do retorno sobre investimento, mesmo que não seja on-line.

Deu para entender que, além de todos os benefícios que proporciona (já mostrados no blog), o marketing digital também tem o poder de calcular exatamente quanto uma empresa está lucrando através de suas ações e vendas na internet. Você pode aumentar (e muito!) as suas vendas com as soluções de marketing digital.

Então, não dá para ficar de fora do mundo digital em plena era on-line! Veja, por exemplo, este vídeo, onde apresentamos os resultados reais de uma empresa. Nada mal, não é? Portanto, se quiser realmente impulsionar seus negócios e suas vendas, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

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