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Transforme a sua empresa através da venda online

O cenário atual das pequenas e médias empresas têm ficado a cada dia pior, isso é fato. Por dois motivos; recessão econômica e mudança do comportamento de compra do consumidor. Mas há uma solução; a venda online pode modificar drasticamente o rumo da sua empresa.

Diante dessa situação a maioria dos empresários fica inerte, realmente são fatores externos que estão influenciando, e de uma forma intensa e irreversível. A crise econômica está aí desde 2011, em meio a políticas econômicas internas totalmente equivocadas e a uma crise internacional que perdura, principalmente na Europa. Não vamos delongar sobre assuntos econômicos, mas devemos estar atentos as circunstâncias que nos cercam e influenciam nossos negócios. Sobre o comportamento do consumidor estamos sempre abordando isso em nosso blog, em nossa abordagem sobre marketing 3.0. Mas vamos recapitular. O consumidor 3.0 é aquela pessoa reivindicativa, que se comunica sempre pela internet, buscando informações sobre tudo, inclusive acerca de produtos e empresas. Todos já sabem da velocidade que as informações se propagam nos dias atuais. A quantidade de informações despejadas nas redes são enormes e pode ter certeza que por menor que a sua empresa for, alguém está procurando pela sua empresa ou comentando sobre ela. O aumento ao acesso as informações é tão grande que chegamos a um nível absurdo e triste, saiu recentemente uma estatística; há mais celulares do que privadas no mundo. Indignante mas mostra a dimensão dessa revolução. E na mesma velocidade das informações o consumidor 3.0 se espalha revolucionando o modo como as pessoas fazem compras e se relacionam com as empresas. Portanto não há como ficar mais a sombra, as pessoas irão se informar antes de qualquer compra. E como as vendas online podem transformar a sua empresa diante desse cenário? A presença digital da sua empresa vai dizer tudo. Primeiro, se você não tem um site infelizmente as coisas estão piores do que se imagina. Vejo muitas pessoas se utilizando de perfis ou fanpages em facebook para falar que tem presença online. Sinceramente, isso é o que a secretária da minha residência faz para vender seus produtos da Avon, com todo respeito que ela e todas merecem. Há inúmeros argumentos que podem ser listados, assunto para outro hora. O uso da internet, principalmente para pequenas e médias empresas que não tem acesso as grandes mídias, é fundamental. Vamos falar claramente, qual o pior investimento que você faz? Aquele que não dá retorno, óbvio. Mas além disso, se você nem sabe que se o que você investiu deu certo ou não!?. Dados reais, de quantos contatos que você teve, através daquele real investido. E mais, o que aquele dinheiro te trouxe de venda. Há muitos anos atrás fui dono de uma gráfica, os empresários chegavam perto de mim e minha faziam uma pergunta básica, “quantos contatos você acha que conseguirei com este folder que estou te encomendando?” Respondia sinceramente, não sei. Algumas pesquisas indicavam na época um retorno de contato da ordem de 1%, mas muito empírica, sem argumentos sólidos diante de muitas variáveis. Na internet tudo é diferente, se é feito uma campanha no google adwords na parte paga como na figura, há relatório de tudo, de como e quando foi gasto cada real. Se for na busca orgânica (não paga), que é a parte logo abaixo, temos estatística em tempo real do que está acontecendo. Então a transparência é impressionante, você pode verificar através de dados reais e exatos de tudo o que foi investido, e isso pode ser acessível a qualquer um. Pelo menos com os meus clientes faço isso, dou acesso aos dados para que eles possam acessar a qualquer momento. E porque isso pode me ajudar na crise? Você pode vender mais, as vendas online estão ultrapassando as vendas físicas em muitos ambientes de negócio. Mas pode vir a pergunta; “você está me pedindo pra investir na crise?”. Sim, e porque você pode investir o quanto quiser, seja cem reais. E mais ainda porque você pode analisar se cada real que você investiu te trouxe retorno, e geralmente os resultados são escalonáveis. Retornos de aumento de faturamento de 10% são considerados baixos na estratégia de venda online. Sinceramente, se for com o profissional certo não há como dar errado. Esse é o pulo do gato, preste bem atenção se você está pensando em contratar o seu sobrinho que é “fera” em informática. Veja bem, isso é negócio e tem que ser feito por quem entende de marketing, puro e simples. As pessoas tendem a achar que o marketing digital é diferente do marketing chamado “tradicional” e NÃO É. E como a venda online vai resolver o meu problema com o meu consumidor 3.0? A internet é a melhor maneira de você fazer isso. A sua presença online é o que as pessoas vão ver da sua empresa, há inúmeras ferramentas para que você transmita a imagem da sua empresa. Vamos exemplificar. Como o seu site é; design amigável, tem usabilidade, fácil de encontrar informações? Responde e monitora os comentários nas redes sociais? Tem no seu site uma parte para depoimentos de clientes? Transmite realmente a imagem que você quer passar no ambiente digital? Enfim, para números não há argumentos. Quem não tem uma forte presença online está perdendo a oportunidade que o mercado está disponibilizando.

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