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Fazendo uso da página de resultados do Google SERP para sua empresa

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. A empresa ficou muito boa em entender o que estamos procurando e fornecer informações que respondem com precisão às nossas consultas. Além disso, eles apresentam as informações de maneiras cada vez mais úteis, adicionando recursos de SERP (Search Engine Results Page) que melhoram o acesso às informações de que precisamos.

Os SERPs do Google são sofisticados, classificando e agrupando informações da maneira mais eficaz possível. Se você estiver interessado em fazer com que seu site apareça com destaque nos resultados de pesquisa, é recomendável conhecer os diferentes tipos de recursos que podem aparecer em um SERP do Google, incluindo resultados orgânicos, resultados locais e resultados de pesquisa de anúncios pagos.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em cada um desses três recursos SERP, explicando onde eles aparecem e por quê. Vale a pena aprender um pouco disso!

Como funciona a pesquisa do Google?

Você já se perguntou como o Google pode ser tão bom em responder nossas perguntas? Todos os dias, adicionamos um banco de dados gigantesco de informações de pesquisa e isso permite que o Google faça duas coisas:

  • Melhore continuamente sua capacidade de saber o que estamos procurando;
  • Forneça resultados que melhor atendam às nossas pesquisas.

Desde o início, o Google vem coletando e processando consultas de pesquisa de usuários com o objetivo de aumentar a eficácia de seu mecanismo de pesquisa. À medida que esses dados são acumulados, o Google pode refinar seu algoritmo para alinhar com mais precisão as consultas de pesquisa das pessoas com sua intenção.

O Google não apenas rastreia o que você procura, mas também reúne informações sobre o que você faz com os resultados da pesquisa. Digamos que seja setembro de 1998 quando o Google foi lançado. Se você pesquisou por “Grand Canyon”, além dos resultados do local em Nevada, também pode ter obtido links para outros lugares impressionantes. Mas, com o tempo, milhões de pessoas procuraram pelo “Grand Canyon” e a grande maioria clicou no link para o marco de Nevada. 

Foi o suficiente para o algoritmo do Google “aprender” o que a maioria das pessoas realmente querem quando digitam “Grand Canyon”.

Ao registrar dados de pesquisa e incorporá-los à lógica do mecanismo de pesquisa, o Google ganhou a capacidade de fornecer resultados precisos para praticamente qualquer pesquisa que você possa imaginar.

Aprendendo sobre a SERP do Google

Há uma ordem estrita para as diferentes categorias de resultados em uma SERP. Os resultados do anúncio são exibidos primeiro, depois os locais e, depois, os orgânicos.

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Os proprietários de pequenas empresas, com um orçamento apertado, devem procurar esses recursos na ordem inversa. Eles devem se concentrar em maneiras de aumentar a visibilidade de sua empresa nos resultados de pesquisa orgânica para o local, antes de escolher os resultados pagos.

Se você pode chegar perto do topo de uma SERP sem pagar por isso, por que não o fazer?

Além disso, os usuários experientes da Web geralmente ignoram os anúncios na parte superior de uma SERP. Eles rolam imediatamente para baixo para ver os melhores resultados locais e orgânicos. Eles sabem que as empresas precisam obter sua alta colocação em resultados orgânicos, enquanto qualquer pessoa pode comprar um anúncio.

Por esses motivos, esta seção aborda primeiro os resultados da pesquisa orgânica e local e, em seguida, trata dos resultados da pesquisa de anúncios.

Tudo isso parece bastante simples até agora, e é, mas devemos dedicar um momento para discutir o Gráfico do Conhecimento. Para certos tipos de pesquisas, o Google pode retornar uma coleção de fatos básicos que abordam as informações no nível mais alto da visão geral. Estes são os resultados do gráfico de conhecimento.

O Gráfico de Conhecimento é a base de conhecimento que o Google usa para fornecer os resultados de pesquisa mais precisos sobre tópicos gerais. Usando as palavras que você digita, o motor de busca determina o que você está procurando, reúne tudo na base de conhecimento referente a esse tópico, e em seguida, apresenta as informações, localizando ao lado ou acima dos outros resultados de pesquisa.

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Essas informações apareceram pela primeira vez nos resultados de pesquisa do Google em 2012, a empresa os chama de painéis de conhecimento e as fontes de informação incluem sites de alta autoridade como Wikipedia.

Para os empresários que estão focados em chegar ao topo de sua SERP, é importante gerenciar as expectativas. Para algumas consultas, independentemente do conteúdo aprofundado que você publicou, o Google encontrará o que considera mais útil de informações de domínio público e as retornará no painel de conhecimento.

É tudo o que diremos sobre o gráfico de conhecimento do Google. Vamos entrar agora na seção mais bem traficada de uma SERP, a seção de resultados de pesquisa orgânica!

Resultados de pesquisa orgânica

Os resultados orgânicos retornados para uma determinada consulta são aqueles que o Google determinou serem os mais relevantes com base na pesquisa. Usando seu algoritmo avançado de mecanismo de pesquisa, o Google posiciona certos resultados mais altos no SERP do que outros; esse ranking envolve muitos fatores.

Um ponto de destaque nos resultados orgânicos é conquistado pelo melhor conteúdo e, dependendo de como os usuários fazem a pergunta, o Google apresentou algumas maneiras eficazes de destacar a melhor resposta. Esta seção detalha alguns dos recursos mais atraentes na parte dos resultados orgânicos de uma SERP.

Snippets em destaque

Os snippets em destaque são resultados de pesquisa destacados nos resultados orgânicos do Google. Eles não aparecem acima dos anúncios, mas são exibidos antes de todos os outros recursos da SERP; portanto, se você pode listar seu site em um snippet em destaque, receberá muita atenção.

Um trecho de destaque destina-se a fornecer apenas as informações pesquisadas pelo usuário. Eles geralmente aparecem quando a consulta de pesquisa é uma pergunta moderadamente específica, como no exemplo mostrado aqui.

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Se um site de alta autoridade abordar diretamente a questão em seu conteúdo, o Google incluirá um snippet em destaque vinculado a esse site.

Resultados de imagem e vídeo

Há muitas maneiras pelas quais imagens e vídeos podem aparecer em uma SERP. Por exemplo, se você pesquisar “cores para decks de madeira”, os resultados serão ricos em imagens.

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O site de uma empresa tem autoridade e ganhou poder de classificação por possuir completamente a metade superior da SERP. A imagem deles aparece em um trecho em destaque, eles têm o primeiro link orgânico na lista e quatro das cinco fotos na seção Imagens são deles. É importante observar que a mídia na seção Imagens do SERP está vinculada ao Google Images, não a página em que as imagens são publicadas.

Como os resultados da imagem, os resultados do vídeo serão exibidos no SERPS para muitos tipos de pesquisas. Por exemplo, se você pesquisar “como pintar um deck”, o Google exibirá uma coleção útil de vídeos que respondem à sua pergunta.

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Claramente, os varejistas de tinta sabem como praticar o SEO de forma eficaz, ganhando esse valioso trecho em destaque, mas, como você pode ver, o Google também retorna três vídeos de fontes que provaram ter uma ótima resposta à pergunta.

E se você adicionar a palavra “vídeo” à consulta?

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Um vídeo em destaque pode obter uma posição grande na parte superior da SERP. As imagens em miniatura aparecem como parte de outras listagens. Todo vídeo que você vê em uma SERP será um vídeo do YouTube, pois o Google é o proprietário do YouTube e aproveita ao máximo ao fornecer um resultado de pesquisa ideal.

Dado o impacto positivo que imagens e vídeos têm sobre os usuários (sobre textos simples), a exibição de mídias visuais relacionadas ao seu conteúdo no SERP ajudará a atrair visitantes ao seu site.

Resultados da pesquisa local

Aparecendo entre os anúncios e os resultados orgânicos, os resultados locais são únicos, pois representam a localização do pesquisador. O objetivo do mecanismo de pesquisa é fornecer a resposta mais útil à sua consulta usando seus dados de localização no Google Maps e no Google Reviews para fornecer resultados mais relevantes.

Se você pesquisar “qualquer coisa perto de mim”, obterá resultados de pesquisa local. Incluir explicitamente o local em que você está interessado também funciona. Por exemplo, pesquisar “pintores para repintura de deck perto da Filadélfia Pa” fornece uma lista de empresas relevantes nessa cidade.

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O que é exibido é um recurso SERP especializado, chamado pacote local. Ele mostra os resultados do Google Maps, Google Reviews, números de telefone para empresas locais e horário de funcionamento, com links para os sites da empresa.

Ao clicar no mapa, você acessa o Google Maps, onde são exibidos resultados mais relevantes.

Comentários do Google

Se uma empresa tiver avaliações do Google, a parte dos resultados da pesquisa local de uma SERP incluirá sua classificação por estrelas. Por exemplo, após uma pesquisa por “pintores para repintura de deck perto de Phoenix Az”, você verá que apenas algumas empresas desse nicho têm uma avaliação do Google como parte de sua listagem.

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As avaliações do Google estão vinculadas ao seu perfil do Google Meu Negócio, por isso é importante manter-se atualizado e tomar todas as medidas necessárias para obter ótimos comentários.

Muitos usuários são atraídos por empresas que possuem uma classificação alta; portanto, se sua listagem é uma das únicas com avaliações do Google, isso pode realmente chamar a atenção e aumentar o tráfego do seu site.

No tópico do seu perfil do Google Meu Negócio, é uma das partes mais importantes para obter uma listagem de alta qualidade nos resultados de pesquisa local.

O Google Meu Negócio é um serviço que o Google fornece aos proprietários de empresas, para que eles possam gerenciar o que aparece nos SERPs quando os usuários pesquisam o nome da empresa. Ele é gratuito e pode ajudar as empresas a controlar sua presença on-line. Permite às empresas identificar uma categoria e especificar detalhes de produtos e serviços.

É fundamental que suas informações sejam precisas, pois isso ajudará o Google a incluir sua listagem nos resultados de pesquisa quando as pessoas estiverem procurando uma empresa como a sua.

Resultados da pesquisa de publicidade

Os resultados de publicidade aparecem acima dos resultados locais e orgânicos, para que possam atrair bastante sua empresa. Eles são controlados pelo Google Ads, que permite a publicidade para públicos-alvo de várias maneiras.

Além de exibir resultados de anúncios pagos na parte superior de uma SERP, o Google os incluirá na parte inferior e no lado direito da página.

Anúncios de texto

Os anúncios mais simples que você pode criar no Google Ads são anúncios de texto. Eles são comuns nos SERPs, posicionados em locais muito perceptíveis na página e exibindo uma pequena tag “Anúncio” como um sinal de transparência.

Muitas empresas aproveitam os anúncios de texto, até mesmo a Microsoft.

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Os anúncios de texto podem ser uma ótima maneira de obter esse cobiçado lugar no topo da página sem ter que fazer todo o trabalho de SEO necessário para obter uma classificação orgânica alta.

Anúncios de compras

Pesquisas com alta intenção comercial, como “comprar uma caixinha de som”, por exemplo, geralmente geram uma SERP que contém um carrossel de anúncios na parte superior da página.

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Quando alguém sabe o que deseja comprar e procura um local para comprá-lo, esses anúncios exigirão atenção, dada sua posição de destaque na SERP.

Eles fornecerão uma ótima visão geral para o pesquisador e, se alguém clicar em “Visualizar tudo”, será direcionado ao SERP do Google Shopping com mais opções.

Reivindicando seu lugar em recursos SERP de alta visibilidade

Se você está se perguntando como conseguir que o seu link apareça em um dos recursos atraentes da SERP que discutimos, esta seção é importante.

Snippets em destaque

Um estudo recente descobriu que os tipos de consultas de pesquisa com maior probabilidade de resultar em um snippet em destaque, incluem processos de faça você mesmo, saúde e tópicos financeiros. No entanto, com algum esforço, um site em qualquer nicho pode ganhar um trecho em destaque.

Os sites têm mais chances de obter um snippet em destaque se já estiverem entre os dez melhores resultados. Ser destacado em uma SERP envolve melhorar sua classificação geral. Tal como acontece com tantas coisas relacionadas ao desempenho do site, um foco nítido no SEO é fundamental.

Resultados de vídeo e imagem

As miniaturas de imagens geralmente aparecem nos resultados de consultas sobre a aparência de um item. Eles geralmente são incluídos em uma lista comercial de produtos, bem como em outras pesquisas nas quais o usuário está buscando informações visuais.

Para que o Google use suas imagens nos SERPs, adicione essas imagens ao seu conteúdo com títulos precisos e focados às suas palavras-chave e com tags alt que as utilizem novamente para descrever a imagem.

Quando se trata de vídeo, é muito mais provável que você encontre um local em destaque se o usuário incluir a palavra “vídeo” em seus termos de pesquisa. As miniaturas de vídeo são muito mais fáceis de serem incluídas na sua listagem. Elas aparecem quando o título, as tags e a descrição de um vídeo satisfazem a pesquisa, independentemente de o pesquisador estar à procura de vídeos ou não.

Pacote local

Sua empresa pode aparecer no pacote local apenas se você a tiver listado no Google. Manter as informações do Google Meu Negócio atualizadas é crucial porque o Google as utiliza para determinar se o seu site é relevante para uma determinada pesquisa.

Mesmo com uma ótima listagem, você não garante um lugar nos pacotes locais. O Google usa três fatores para controlar quais sites estão incluídos em um pacote local: relevância, distância e destaque.

O critério de relevância envolve determinar quais empresas atendem melhor à pesquisa. O fator de distância considera a proximidade da sua empresa com o local pesquisado. O destaque é julgado com base em coisas como o número e a qualidade das revisões e dos backlinks que você possui.

Os comentários do Google aparecerão no seu pacote local depois que você ganhar pelo menos um. Como as pessoas usam essas classificações para avaliar a qualidade de uma empresa, é importante manter sua classificação alta. Você pode fazer isso sempre encantando seus clientes para que eles tenham ótimas coisas a dizer sobre seus negócios.

Anúncios pagos

Ser incluído na seção de resultados do anúncio de uma SERP é fácil, desde que você esteja disposto a pagar pelo anúncio. O único outro requisito é que o Google tenha que determinar que seu anúncio satisfaz a intenção de pesquisa. Pesquisas nas quais as pessoas estão tentando comprar um produto ativamente têm mais probabilidade de exibir anúncios no SERP.

Ao comprar anúncios, você definirá o preço por clique com o lance vinculado a palavras-chave específicas. Você estará competindo com outras empresas pelas mesmas palavras-chave. Portanto, o custo pode ser alto se você estiver buscando palavras-chave de valor muito alto.

Torne-se um destaque da SERP!

O Google tem tudo a ver com ajudar as pessoas a encontrar informações. Seu algoritmo ficou notavelmente bom em combinar termos de pesquisa com resultados válidos. Tornou-se parte da vida diária de milhões de pessoas, e quase não percebemos o fato de o Google acertar todas as vezes.

Com a funcionalidade principal do mecanismo de pesquisa tão firmemente correta, o Google conseguiu deixar de lado o foco de quais informações estão sendo retornadas e se concentrar em como os resultados da pesquisa também são apresentados. Eles criaram uma SERP que, ao descobrir a intenção de sua pesquisa, pode se configurar dinamicamente para melhor satisfazer sua consulta.

Você pode tirar proveito do SERP do Google para ver mais detalhes da sua listagem e melhorar o tráfego no seu site, mas não use os recursos do SERP que não são adequados para os seus negócios.

Descubra como as pessoas normalmente pesquisam você on-line; provavelmente existe um recurso de SERP adequado para o seu nicho e público.

Nosso conselho é aproveitar ao máximo os resultados orgânicos e locais, executando todas as etapas necessárias para maximizar sua presença nessas partes de uma SERP. Se você ainda deseja obter mais visibilidade depois disso, opte por anúncios pagos.

Se você tirar proveito de todo o patrimônio valioso de uma SERP do Google, destacará seus negócios e desfrutará do aumento das vendas com alta visibilidade!

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